sexta-feira, 23 de julho de 2010

The Books (videoclips diferentes para músicas diferentes)

Outro projeto musical interessante é o formado pelos americanos do The Books. As músicas deles não parecem ter uma lógica específica e alternam por diferentes gêneros, usando bases eletrônicas, violões e outros instrumentos de cordas, e milhões de ruídos, barulhinhos, falas que eles encontram por aí. Parece muitas vezes que eles usam a lógica do documentário cinematográfico dentro da música, de tantos recortes que eles fazem com qualquer tipo de som. E dentro desta lógica, não poderia faltar ótimos videoclips para ilustrar tudo isso.


No DVD intitulado Play All, eles fazem uma boa mistura de técnicas de animação e montagem e muitas vezes você fica com dúvida se é o vídeo que ilustra a música ou se é a música que nasce de uma idéia audiovisual (dá para ver alguns tantos exemplos no site da banda).

Este mês eles lançaram um novo disco, chamado The Way Out. Junto com o lançamento, publicaram o videoclip de uma das melhores músicas, chamada A Cold Freezin' Night. Essa música ilustra bem a piração musical deles e é também um bom exercício de montagem. Usando várias imagens de arquivo meio aleatórias, de gravações caseiras, há alguns bons momentos, bem como um bom ritmo. Não parece mesmo um pequeno documentário?



Outro videoclip bacana é o da música Smells Like Content, uma das melhores deles na minha opinião. O videoclip é feito manipulando textos e pouquíssimas imagens, muitas delas de fundo, o que gera um visual bem interessante. E fica no final a frase na cabeça, que certamente ajuda a curtir o trabalho deles (e para mim se relaciona com a produção audiovisual em geral): Expectation leads to disappointment. Muito melhor quando você não espera nada e é surpreendido com uma coisa diferente, bacana. Como são as músicas e os vídeos deles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário