sexta-feira, 14 de maio de 2010

Montagem a posteriori com o videoclip do Kid Cuti e o promo da Diesel

Alguns estudos acadêmicos de cinema falam da tal montagem a posteriori. O conceito se refere a chegar no processo de montagem com um material que dá margem à diferentes possibilidades de manipulação; mas que você ainda não conhece muito bem quais são. A montagem feita dessa maneira acaba se tornando mais visível no produto final e é em geral usada de forma mais criativa, até porque utiliza outros elementos visuais, como animações ou composições de imagem para se chegar nos resultados pretendidos.

Um bom exemplo é o videoclip Day'n'nite do rapper Kid Cuti. Se você analizar, não há muita graça no material que foi gravado: é o próprio andando numa rua, indo a uma loja de roupas ou a uma pizzaria. Mas o uso de animações no processo de edição cria situações bem interessantes: modifica todo o quadro, gera novos personagens e dá novos sentidos para algumas ações - como transformar esses pizzaiolos aí embaixo em DJs da festa.



O videoclip lembra bastante o visual do ótimo promo de uma festa da Diesel, intitulado XXX. A diferença aqui é que todo o material usado como base já existia; a graça está em gerar este outro sentido e modificar um material existente -no caso, filmes pornôs- (seguindo a lógica de que às vezes é mais legal alterar o já existente do que criar algo novo, do zero, como falamos aqui).


Nenhum comentário:

Postar um comentário