terça-feira, 6 de abril de 2010

Stop Motion com recortes de revistas (ou: fazendo animação com fotos que outros já tiraram)

Genial o vídeo do tal Tilles Singer intitulado "Skateboardanimation".

Recortando fotos de revistas especializadas ou se apropriando de imagens que encontrava na net ele conseguiu fazer um stop motion bastante criativo, situando as manobras dos skatistas em lugares inusitados. O que antes era uma pista de rua agora vira uma cartolina, uma agenda ou uma caixa de clips, por exemplo.


No fim, ele mostra que para um bom stop motion você nem precisa ter um vídeo ou fotos que você mesmo produza como base. No caso do skate, muitas publicações e foruns da internet já ilustram as diferentes manobras em sequências grandes de fotos (em geral bem tiradas e com boa qualidade). Cabe a quem quiser usar esse material para transformar em um vídeo bacana. Aqui, o legal não é a manobra de skate em stop-motion e sim a composição que ele fez dessas fotos com os novos ambientes.

Assistam ao vídeo abaixo:

Skateboardanimation from Tilles Singer on Vimeo.



Como dica de leitura que se relaciona bastante com este tema, indico o livro "Pós-produção" do francês Nicolas Bourriaud. Em seu ensaio ele nos mostra muitos exemplos interessantes de pessoas que produzem obras artísticas se apropriando de coisas pré-produzidas. Fala que a grande pergunta hoje em dia não é "O que vou fazer?" e sim "O que vou fazer com?". Na lógica de hoje quase que é mais legal fazer coisas com o material que já existe por aí do que produzir algo novo, do zero. Material de base e referências legais é o que não falta.

Info bibliográfica (do que eu li):
BOURRIAUD, Nicolas. Postproducción. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário