segunda-feira, 19 de abril de 2010

A montagem de "Jajá - Arara Rara"

No final do ano passado tive o prazer de montar o piloto da série "Jajá - Arara Rara", para o pessoal do Mol Toons. O projeto fazia parte do "Anima TV" da TV Cultura, que tem por objetivo (segundo o site do programa):

"A ideia é estimular o desenvolvimento da indústria brasileira de animação a partir da sistematização de ações que visam à geração de projetos em diversos pontos do País, realização de ações regionais de capacitação, articulação de um circuito nacional, dinamização da produção entre estúdios, além da inserção da animação brasileira no exterior."

Ao todo, 17 projetos foram escolhidos e co-patrocinados pela emissora, que os exibiu em sua programação nos meses de janeiro e fevereiro. Todo o processo já acabou e já foram divulgados os vencedores, mas ainda haverá uma ou outra exibição das animações. "Jajá - Arara rara" (essa aí abaixo) será exibida novamente no dia 8 de maio às 13h45 e no dia 20 de junho às 12h15.


O legal de montar essa animação foi que aqui não tínhamos uma quantidade gigantesca de material para cada cena ou take (até porque o processo de animação em si é longo e trabalhoso e, por isso, extremamente calculado no início). A minha função foi mais a de dar ritmo e tempo para as piadas e ajudar em toda a estrutura, cortando uma ou outra coisa para chegar no tempo estipulado. Acontece que durante o processo de animação, alguns takes acabaram ficando maiores do que o que foi previsto durante o animatic (uma versão em vídeo do storyboard, já com marcações da câmera, que ajuda a visualizar o futuro desenho).

Este projeto mostrou que há muitas possibilidades de animação diferentes e que temos no Brasil uma mão-de-obra muito boa, além de excelentes idéias. O que falta é mesmo incentivo, apoio, estrutura, formatos de comercialização e novos canais de exibição. "Jajá - Arara Rara" não foi um dos dois projetos vencedores (a disputa foi bastante difícil) mas com certeza ainda estará um dia em uma televisão perto de você (eu, na real, torço muito por isso).

Fiquem abaixo com uma pequena amostra do que é a série. Para ver o making of de todo o Anima TV, com entrevistas com os responsáveis de cada um dos projeto (eu apareço falando um pouquinho sobre isso aí que eu falei acima, da montagem deste episódio), cliquem aqui.

E aqui, Chico Zullo, diretor do piloto, fala um pouco (em inglês) sobre o seu processo de criação usando o software "Toon Boom", de animação. Para quem quiser ter um pouco mais de informações técnicas a respeito.

Jajá Arara Rara from MOL Toons on Vimeo.


Em tempo: este blog já registrou mais de mil acessos desde que comecei a ter os dados disso, exatamente dois meses atrás. Obrigado pela preferência!

Um comentário:

  1. Assisti essa semana, em exibição na rede cultura!
    Devo dizer que adorei! A estoria é divertidissima e a arara Jaja igualmente. A pesonalidade dela me cativou de cara.
    Um otimo trabalho! Realmente é uma vergonha que não haja apoio suficiênte para os profissionais existente em animação, no Brasil.

    ResponderExcluir