quinta-feira, 15 de abril de 2010

The Johnny Cash Project (videoclip colaborativo)

Um formato interessante para chegar a um videoclip diferente: jogar a idéia na internet e deixar que as pessoas, cada uma colaborando do seu jeito, crie o que será o visual final do vídeo. É isso que faz o site "The Johnny Cash Project", para a música "Ain't no grave", que sairá no disco póstumo do cantor.


Em cima de uma base pré-editada do videoclip, com imagens em preto-e-branco, cada pessoa escolhe um frame (entre três sugestões dadas pelo site) e o refaz como bem quiser, usando para isso algumas ferramentas bem simples de softwares gráficos (seria mais próximo de um paintbrush que de um photoshop na verdade). Você só consegue mudar o tipo, o tamanho e a opacidade do brush, assim como a cor, em uma escala de cinza. Mas logicamente, há quem faça miséria com isso, como nos casos abaixo.


Como teste, este que vos escreve fez sua singela colaboração. E até que não ficou tão ruim; pelo menos não na visão deles, que aprovaram a minha "arte" (frame número 950). Clicando sobre qualquer um dos quadros, você pode ver quem fez e como fez, já que ele reproduz passo-a-passo - ou pincelada por pincelada - todo o processo. Em alguns casos, há mais de uma versão desenhada para o mesmo frame, o que gera uma certa competição entre os participantes.

Aí embaixo coloco o frame original que me deram (onde vocês podem ver também as ferramentas que eles disponibilizam para que você desenhe). E logo depois o meu desenho. (Não reparem não, desenhar com o mouse também não me ajudou muito).


Esse projeto usou no final uma idéia bastante inovadora em montagem; ao invés de fazer um videoclipe em animação, por que não deixar que as pessoas contribuam, interajam, participem? Usar na verdade essa gigantesca mão-de-obra que existe espalhada por aí, e que adoraria contibuir de alguma forma, para chegar a um resultado diferente?

Veja lá no site do projeto o resultado final do vídeo (ou como está até o momento, já que muda constantemente).

E se você também colaborou, poste aí embaixo nos comentários qual foi o seu frame. Seria legal saber de mais pessoas que também contribuiram. Mãos à obra!

(Dica do meu irmão Rafael Kenski, fã de Johnny Cash e expert em crowdsourcings)

2 comentários:

  1. Edição , com a internet , ficou fácil.

    Eu mesmo fiz uma montagem do filme 2001, do Kubrick com o Star Wars. Ficou tão legal, que, pouco tempo depois, eu resolvi entrar para uma faculdade de cinema e tentar aprender um pouco mais.

    Segue o link : http://www.youtube.com/watch?v=9b9mHXcq3v8&feature=related


    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Boa idéia, Willian. Legal colocar a música do bar na cena dos homens da caverna. Ficou bem legal o resultado. Parabéns.

    Mande mais vídeos seus para cá quando tiver, ok? São sempre bem-vindos.

    Abração.

    ResponderExcluir