segunda-feira, 29 de março de 2010

Quando a montagem é a história

Engraçado ver um curta-metragem depois de ter feito o meu que poderia ser muito bem entendido como uma influência. No curta "Linia" do polonês Grzegorz Rogala, de 1981, vemos também jogos com a montagem muito interessantes em diferentes situações. Ele cria um elemento (a tal da "linha" do título) e através dela divide espaços e personagens, interage com as pessoas, cria novos ambientes...

Usa assim a montagem para criar elementos narrativos e brinca com o que é real ou não, enganando o olho do espectador. Mais uma vez a graça está em perceber os elementos que estão sendo criados em montagem e visualizar estes espaços compostos, criados através da interação com este elemento gráfico. Mais um produto do que chamo ser a "montagem visível" e que vai contra a idéia americana de que perceber a montagem é afastar-se da história. Aqui a montagem é a história.

Um curta interessante, com bom desenvolvimento, que utiliza os elementos específicos do cinema (seria difícil ou sem graça explicar a história literalmente) para mostrar situações novas, através de espaços urbanos conhecidos e situações cotidianas. Não se baseia em "o que vou fazer em frente à câmera" e sim "como vou usar o que acontece em frente à câmera".

Aproveite! (E sempre que quiser coisas legais em animação, uns vídeos diferentes com umas boas sacadas, procure os polacos. Nunca falha!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário