terça-feira, 23 de março de 2010

Punto y Raya Festival (ou: como fazer bons vídeos com poucos elementos)

Outro festival de curta-metragens que se apóia na montagem e também sugere novas possibilidades de vídeos é o interessantíssimo "Punto y Raya Festival" (ou Festival do ponto e traço). Surgiu em Barcelona, Espanha e já vai ter edições este ano aqui perto da gente, na Argentina, no Chile e no Peru (ainda sem previsão para uma edição brasileira). A idéia do festival é bem simples (segundo a descrição da página do festival):

"O festival que ganhou o título de 'mais abstrato do mundo' explora as possibilidades criativas do ponto e da linha em diversas esferas da ciência, arte e pensamento. Nada de figuração, somente pontos e linhas como matéria-prima".


Dentro desse conceito temos curtas-metragens, pequenas peças mais próximas da videoarte, videoclips, instalações, apresentações de VJs, vinhetas... É legal que o festival, em cima de um conceito minimalista, acaba sendo bastante inovador, até porque se baseia bastante em possibilidades de design e inovações no uso dos softwares de pós-produção. Mais que texto, diálogo e atores, aqui o que vale é a sacada, a idéia, o ritmo, o visual. Aí embaixo você vê o que rolou na edição do ano passado, que contou com toda essa mistureba aí. E logo depois, o interessante vídeo "Sonar" de Renaud Hallée, elogiado pela página do facebook do festival e que ilustra bem o conceito deles. Como os próprios dizem no "manifesto": "Se você acredita na causa e tem censo de humor... junte-se!"




Sonar from Renaud Hallée on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário