quinta-feira, 18 de março de 2010

Disposable Film Festival (ou: como transformar qualquer imagem em movimento em um curta-metragem)

Quase todo computador, celular, câmera fotográfica e afins hoje em dia tem uma câmera de vídeo acoplada. Além desses, existem outros métodos pouco ortodoxos de capturar imagens em movimento, seja pelas câmeras de segurança que existem em tudo que é lado (e sabe deus se existe mesmo alguém por trás de cada uma dessas câmeras) ou mesmo pela gravação da tela do computador, em screen capture. A idéia do interessante "Disposable Film Festival" é usar qualquer tipo de imagem em movimento para produzir curtas-metragens. É o famoso "o conceito é mais importante que o visual".


"Let's face it - we live in an age of disposable film. Now it's time to do something creative with it."

Interessante e democrática idéia do festival, que abre a possibilidade de qualquer um com certo conhecimento tecnológico e uma idéia na cabeça virar cineasta. Acho legal quando a idéia de um festival gera novas possibilidades de histórias. Ainda mais quando o que importa não é muito o "que" está sendo contado e sim "como". E muitas destas possibilidades tem logicamente a ver com um bom uso da montagem.

Abaixo o teaser explicativo do festival. E depois um curta que participou na última edição, feito por alunos da USC americana, todo feito com um... scanner! (Mais infos aqui).




4 comentários:

  1. Muito bom seu blog também, Vartan. Tem uns textos geniais. (E dia desses o trocadilho ainda conquista o mundo, vai por mim...)

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Ricardo!
    Quando quiser, fique a vontade, para comentar, criticar, sugerir ou apenas palpitar lá blog tb.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Tentei dar minha pequena contribuição lá para você. Espero que goste. hehehe.
    (e bom o seu texto sobre o Bial também. curti bem)
    Abraços.

    ResponderExcluir